Você sabia: a voz envelhece

O envelhecimento biológico, que acontece no organismo como um todo, também acaba por afetar a voz. A laringe, órgão localizado na garganta e onde estão as pregas vocais, é composta por músculos, cartilagens e articulações que sofrem o efeito do passar dos anos. O resultado é uma modificação vocal perceptível nos idosos, a maioria passa a apresentar uma voz com menos volume, mais graves e menos variação melódica.

De acordo com alguns estudos, o período de melhor desempenho vocal está entre os 25 e os 40 anos de idade, mas pode haver exceções quando se possui boa saúde física e psicológica, além de fatores genéticos, sociais, ambientais e raciais. As alterações vocais também variam de acordo com o sexo: homens tendem a iniciar o processo de alteração vocal por volta dos 30 anos de idade, enquanto as mulheres iniciam este processo por volta dos 50, quando ocorrem alterações no organismo decorrentes à menopausa. Este processo tem o nome de presbifonia.

É válido ressaltar que o canto tem relação direta com a preservação e conservação da voz e de forma indireta com diminuição dos efeitos do envelhecimento. Praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, um sono de qualidade e uma vida mais harmoniosa são atitudes que influenciam diretamente no processo de envelhecimento. Afinal, uma vida mais saudável significa também qualidade de voz com maior longevidade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo