Mulheres na música: Inezita Barroso

Ignez Magdalena Aranha de Lima, conhecida pelo grande público apenas como Inezita Barroso, nasceu em São Paulo capital no dia 4 de março de 1925. Intitulada de “a grande dama da música caipira”, Inezita foi uma importante cantora, atriz, apresentadora de rádio e televisão e pesquisadora brasileira.

Filha de uma família tradicional paulistana, Inezita passou a infância cercada por diversas influências musicais, mas foi na fazenda da família, no interior paulista, que descobriu seu amor pela música caipira e pelas tradições populares. Formada em Biblioteconomia na Universidade de São Paulo (USP), a artista foi uma grande pesquisadora da música caipira brasileira.

Na prática Inezita começou a cantar e estudar violão aos sete anos, depois aprendeu viola e piano. Na adolescência realizou recitais e shows já seguindo a influência do universo rural. Sua primeira gravação em disco foi realizada no ano de 1951 e, a partir daí, gravou cerca de 100 discos. O primeiro DVD musical da dama da música de raiz, Inezita Barroso – Cabocla Eu Sou, foi lançado em dezembro de 2013 e sintetiza os mais de 60 anos de carreira da cantora.

Em termos de premiações, Inezita é uma das cantoras mais premiadas do Brasil, sendo detentora de mais de 200 prêmios, entre eles o Prêmio Sharp de Música na categoria Melhor Cantora Regional, o Grande Prêmio do Júri do Prêmio Movimento de Música, em homenagem aos 47 anos de carreira, e o Prêmio Roquette Pinto como Melhor Cantora de Rádio da Música Popular Brasileira.

Inezita faleceu vítima de insuficiência respiratória aos 90 anos de idade no dia 8 de março de 2015 em São Paulo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo