Dia do Musicoterapeuta

Hoje, 15 de setembro, comemora-se o Dia do Musicoterapeuta. A data foi instituída em abril de 1991, por Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo. Logo a comemoração foi estendida para o resto do país.

A definição clássica diz que Musicoterapia é a utilização da música – sendo som, ritmo, melodia e harmonia – com um paciente ou grupo em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.

O tratamento complementa outros processos terapêuticos atuando nas áreas de educação especial, reabilitação, psiquiatria, geriatria, obesidade, depressão, fobia, dependência química, doenças terminais, ansiedade, stress, patologias, dificuldade de aprendizagem, acompanhamento às mães e pais no pré-natal; estimulação essencial com bebês em escolas, creches e outras instituições, atendimento em escolas para crianças com hiperatividade e déficit de atenção, acidente vascular-cerebral, etc. A atividade também tem obtido resultados exemplares na condução do trato com os idosos e no aprofundamento da vivência do processo criativo e das relações interpessoais.

Vale lembrar que podem exercer a função apenas os portadores de diploma de curso de graduação em Musicoterapia, expedido no Brasil ou no exterior, desde que revalidado, ou de curso de especialização em Musicoterapia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo