ALGAZARRA CORAL

Fundado em fevereiro de 2011 pela Maestra Alice Nascimento e pelo Pianista Juca Magalhães, o Algazarra Coral é formado por cerca de 35 jovens. O grupo ensaia duas vezes por semana e seu repertório é formado por música clássica, sacra, folclórica e popular. O Algazarra conta com o patrocínio do Ministério do Turismo e do Instituto Unimed Vitória, além do apoio da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, do bairro Itararé e de várias outras instituições e voluntários.

Já representou o Estado do Espírito Santo em festivais nacionais e internacionais, como o XII Canta Coral, em Ipatinga/MG em 2012; o 11º Gran Finale, no Memorial da América Latina, em São Paulo em 2013; o 14° Canta Brasil, na cidade de Caxambú/MG, em 2014; o III Cantoritiba, em Curitiba/PR, em 2016; as parcerias com o Coro Luther King, com concertos na Catedral da Sé, em São Paulo e também em Vitória-ES, na Catedral Metropolitana de Vitória-ES, em 2018 e 2019.

Desde 2013 o Algazarra Coral realiza o Concerto Pop Rock, comemorativo do dia do Internacional do Rock. Foram quatro edições nos palcos do Parque Botânico Vale e do Teatro Glória e, em 2020, em consequência da pandemia, com um web concerto.

Atualmente o ITC conta com três turmas do Algazarra Coral: a Turma Corallito Elza Lakschevitz, para a primeira infância, que atende crianças com idades entre 3 e 5 anos, a turma para crianças com idade entre 6 e 11 anos e a turma juvenil, com idades entre 12 e 22 anos. Em 2020, durante a pandemia do novo Covid-19, o Algazarra Coral está ensaiando e realizando aulas online, com conteúdo didático musical e concertos no modo Phygital.




NÚCLEO DE CANTO

O Núcleo de Canto é um centro avançado de estudos de canto para jovens que desejam aperfeiçoar e aprofundar seus conhecimentos de técnica vocal, da linguagem musical e iniciar sua trajetória artística. É dirigido pela Cantora Lírica e Professora de Canto Meire Norma. O grupo é formado por jovens oriundos dos corais do ITC, aprendem teoria e percepção musical e aulas individuais de canto lírico.

Atualmente as aulas, recitais e encontros acontecem somente em ambiente virtual.

CORAL UNIMED VITÓRIA
cante de casa

O Coral Unimed Vitória - Cante de Casa é um projeto do Instituto Todos os Cantos - ITC em parceria com o Instituto Unimed Vitória - IUV, que oferece aulas de técnica vocal para cooperados e colaboradores da Unimed Vitória e toda a sociedade.

Devido a pandemia, as aulas têm sido realizadas de forma virtual através da plataforma digital Zoom. Segundo a Maestra Alice Nascimento, idealizadora do projeto e presidente do ITC, trata-se de uma proposta inovadora e que possibilita, além da experiência com a própria voz, a conexão entre pessoas neste momento difícil de pandemia.

As aulas virtuais acontecem às segundas, terças e quartas-feiras. Além da Maestra Alice, as cantoras líricas Meire Norma e Priscila Reis compõem a equipe do projeto como regentes adjuntas.

É importante destacar que o projeto é aberto a toda a sociedade. Portanto, quem tiver interesse, entre em contato com o ITC para informações sobre disponibilidade de vagas, pré-requisitos e horários de aulas.










ORQUESTRA DE MULHERES DO ESPÍRITO SANTO - O.M.E.S.

A O.M.E.S. foi formada em 2019. Trata-se de uma iniciativa surgida espontaneamente, a partir de vários encontros musicais entre as musicistas capixabas e o desejo de formar uma orquestra somente de mulheres. Musicistas profissionais, com carreiras sólidas no mercado da música erudita e estudantes de música, com trabalho totalmente voluntário, se uniram e fundaram a Orquestra de Mulheres do Espírito Santo sob a regência da Maestra Alice Nascimento.

Devido à pandemia, em 2020 a orquestra tem trabalhado somente à distância, respeitando o isolamento social que esse momento exige. No dia 15 de agosto a Orquestra lançou, no YouTube e nas demais redes sociais do ITC, sua primeira performance Phygital, de Heitor Villa-Lobos – Bachiana Brasileira N. 4, Prelúdio. O vídeo já passa de mais de 34 mil visualizações e tem recebido muitos elogios.