Mulheres na música: Whitney Houston

Whitney Elizabeth Houston nasceu em 9 de agosto de 1963, em Nova Jersey, Estados Unidos. Segundo o Guinness World Records, é a artista feminina mais premiada de todos os tempos. Sua lista de prêmios inclui dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, 31 Billboard Music Awards e 22 American Music Awards. Além disso, foi uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo.

Começou a cantar aos 11 anos no coro gospel de uma igreja batista e mais tarde acompanhou sua mãe, que já era cantora, em alguns shows. Em 1983, em uma de suas apresentações com a mãe, Whitney foi descoberta por Clive Davis, empresário da Arista Records. Seu álbum de estreia, lançado em 1985, se tornou o álbum de estreia mais vendido por uma artista feminina, com 25 milhões de cópias comercializadas. Está lista dos 500 maiores álbuns da Rolling Stone de todos os tempos e na lista definitiva dos 200 do Hall da Fama do Rock & Roll. Já seu segundo álbum, “Whitney”, lançado em 1987, se tornou o primeiro álbum de uma artista feminina a estrear em primeiro lugar na Billboard 200.

Para além da música, a cantora sempre foi engajada socialmente e em 1989 criou a Fundação Whitney Houston para Crianças, uma organização filantrópica que cuida de crianças com câncer ou AIDS.

No dia 9 de fevereiro de 2012, a cantora fez sua última aparição, ao lado da cantora e compositora americana Kelly Price, em Hollywood, na Califórnia. Dois dias depois, Houston foi encontrada falecida em uma banheira. A morte foi causada por afogamento e pelos efeitos de doenças cardíacas ateroscleróticas e uso de drogas. A cantora foi homenageada na festa pré-Grammy que ocorreu no dia de sua morte.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo