Mulheres na música: Nara Leão

Nara Leão nasceu em Vitória, Espírito Santo, no dia 19 de janeiro de 1942 e foi uma importante cantora, artista plástica e atriz brasileira que ficou conhecida como “a musa da bossa nova”.

Ainda pequena, se mudou com a família para o Rio de Janeiro e aos 12 anos de idade ingressou no meio musical depois de receber o primeiro violão de presente do pai. Alguns anos mais tarde se matriculou na Academia de Violão de Menescal e Carlos Lyra.

Em 1963 Nara estreia como cantora profissional na boate Au bom gourmet, em Copacabana, zona sul carioca. A jovem teve o privilégio de estar ao lado de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes no espetáculo Pobre Menina Rica. No mesmo ano começa a gravar seu primeiro disco que se torna um grande sucesso e Nara passa a ser reconhecida publicamente. Em 1964 lança seu primeiro LP e é contratada pela Philips para gravar o seu novo disco, chamado Opinião. Em paralelo, segue fazendo turnê pelas principais cidades do Brasil.

Ainda nos anos 60 atua como apresentadora de tv do programa Pra Ver a Banda Passar na companhia de Chico Buarque. Na década de 70, Nara foi considerada a melhor cantora pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo.
O último disco lançado da capixaba foi em 1989 com o título My Foolish Heart. Ao longo da carreira, a intérprete lançou mais de 20 discos e se tornou um dos principais nomes da MPB.

A cantora faleceu no dia 7 de junho de 1989, no Rio de Janeiro, vítima de um tumor cerebral inoperável.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo