Mulheres na música: Badi Assad

Badi Assad, nome artístico de Mariângela Assad Simão, nasceu em São João da Boa Vista em 1966. É uma violonista, cantora, percussionista e compositora brasileira. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro em 1969 para que seus irmãos pudessem ter aulas de violão clássico. Em meados dos anos 80, já como Duo Assad, seus irmãos ganharam reconhecimento e projeção internacional. Badi, seguindo os mesmos passos, iniciou seus estudos de violão aos 14 anos, após uma iniciação musical no piano.

Com 15 anos, Badi dividiu o primeiro lugar como melhor violonista, ao lado de Fábio Zanon, no “Concurso Jovens Instrumentistas’. Quando completou 19 anos, ganhou o prêmio de melhor violonista Brasileira no ‘Concurso Internacional Villa-Lobos’ e aos 20 foi escolhida como a única violonista para representar o Brasil no ‘Concurso Internacional de Viña Del Mar’, no Chile.

Em 1989, gravou seu primeiro álbum, Dança dos Tons, lançado somente no Brasil na época, mas posteriormente reeditado em CD, em 2003, e lançado internacionalmente com quatro faixas bônus, rebatizado de Dança das Ondas. Em seguida, Badi iniciou experimentações vocais, produzindo sons de percussão com a boca, que aliados à sua performance ao violão, caracterizam suas gravações posteriores. Em 1994, a revista Norte-Americana Guitar Player  escolheu Badi entre os 100 melhores artistas do mundo e em 1996 a revista Norte-America Classical Guitar a considerou um dos 10 jovens talentos que mais revolucionariam o uso das guitarras nos anos 90. A revista americana Guitar Player a escolheu com o prêmio de melhor violonista daquele ano.

Em 2010, lançou seu primeiro DVD “Badi Assad”, comemorando vinte anos de carreira. Em 2011, foi criado o Festival Assad para homenagear o trabalho da família como embaixadores da música brasileira pelo mundo. Em 2018, lançou seu primeiro livro “Volta ao Mundo em 80 Artistas”. O último álbum da cantora chamado Ilha foi pensado durante a pandemia e tem oito canções. Atualmente, Badi se apresenta no Festival Assad (https://festivalassad.com.br/).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo