Dia dos Pais

O último domingo, 13, celebrou-se o Dia dos Pais. A data surgiu no Brasil no início da década de 1950 quando em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Várias entidades da imprensa se reuniram para promover o evento, o que causou grande repercussão. Dessa forma, logo após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto.

Inicialmente, a data escolhida era 16 de agosto, quando a Igreja Católica celebrava São Joaquim, avô materno de Jesus. Posteriormente, São Joaquim passou a ser celebrado em 26 de julho, junto de Sant´Ana, mãe de Maria, data que virou o “Dia dos Avós’. O dia dedicado ao santo mudou, mas o oitavo mês do ano fez sucesso entre os comerciantes que ganharam um período para aquecer as vendas. A data foi consagrada em agosto e no domingo, tradicionalmente um dia de encontros familiares.

As especificidades da data escolhida para o Brasil fazem com que o nosso país seja um dos únicos a homenagear os pais em agosto. A data mais disseminada no mundo, reconhecida em pelo menos 70 países, é o terceiro domingo de junho, quando Sonora Luise Smart, filha de um agricultor que lutou na Guerra Civil em 1862, homenageou o pai, William Jackson, que criou os filhos sozinhos após a morte da esposa. A data escolhida para a primeira comemoração, ocorrida em 1910, foi 19 de junho, data do aniversário do pai de Sonora. A ideia se espalhou e foi oficializada, em 1966, pelo presidente Lyndon Johnson como o terceiro domingo de junho.

O ITC deseja um feliz Dia dos Pais a todos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo