Você sabia que um quarto dos habitantes do planeta com mais de 60 anos sofre de perda auditiva? A causa pode ser o barulho excessivo das cidades grandes e quando envelhecemos esses sons altos incomodam ainda mais. Entretanto cantar pode espantar esse mal.
O quadro “Senhora Juventude” do Fantástico (TV Globo) mostrou que um estudo foi feito com 34 voluntários entre 54 e 79 anos, em Toronto, e revelou que cantar em coral mostrou melhorar a capacidade de discernir palavras em um ambiente com muitos ruídos em até 20%.
Antes de começar, todos passaram por testes para conferir a capacidade de distinguir palavras em um ambiente com muito ruído. Dez semanas depois, os agora cantores e cantoras voltam para o laboratório e ao comparar os resultados de antes e depois, o professor de Psicologia da Universidade Metropolitana de Toronto Frank Russo descobriu que, apesar da perda auditiva não ter mudado, a capacidade de discernir as palavras da gravação sim.
“Na média, houve uma melhora de 10 a 20% na compreensão da gravação. É muito. A pessoa passa a interagir muito melhor em uma conversa em ambiente com ruído. São índices de pessoas aos 30 anos de idade”, finaliza o professor.
Reprodução:https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/01/09/estudo-mostra-que-cantar-em-coral-melhorou-capacidade-auditiva-de-pessoas-de-54-a-79-anos.ghtml
Matéria no Fantástico: https://globoplay.globo.com/v/12249958/