Cantar ajuda na memória

Ao longo dessa série abordamos alguns benefícios que o canto traz para o corpo humano, dentre eles o bom funcionamento da memória. Basta se perguntar: quantas letras de música você sabe de cor?

Isso acontece porque o canto pode ajudar a aprimorar a função mnemônica cerebral. Ao cantar é necessário decorar a letra da música – no caso do canto coral -, aprender vozes diferentes e coreografias. Dessa forma encontramos uma maneira muito prazerosa de treinar a memória e manter o cérebro ativo.

Um estudo realizado na Universidade de Helsinki, na Finlândia, dividiu pessoas com Alzheimer em dois grupos: o primeiro participou de um treinamento musical por dez semanas, enquanto o outro seguiu sua rotina normal. Ao final do experimento a turma que cantou exibiu melhoras significativas na memória, no raciocínio e na habilidade de se localizar. De acordo com os idealizadores do estudo, a música ativa uma grande variedade de regiões cerebrais, o que ajuda a protegê-las do processo degenerativo típico do Alzheimer. Além disso, é possível que o canto ajude na prevenção de outras doenças degenerativas do sistema nervoso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Ir para o conteúdo