A Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo termina o mês de outubro com mais uma edição da série 2024 dos “Cantos de Luz e Sombras”, desta vez abordando o período clássico da história da música. Neste concerto a Femes mescla obras de dois dos maiores expoentes do classicismo vienense (Haydn e Mozart) com o trabalho de dois italianos menos conhecidos.
O período clássico da música é marcado por grandes mudanças sociais, especialmente a revolução industrial na Inglaterra e a revolução francesa. Em seu concerto a Femes apresenta uma mostra da música daquele período, o grupo resgata das sombras o quinteto de sopros do compositor e violinista Cambini, bem menos conhecido que seus contemporâneos e, para representar o lado oculto do concerto, há ainda o concertino de Salieri. A despeito de ser um ótimo vilão no filme Amadeus, o italiano foi um compositor respeitado, professor de Beethoven, que vale a pena ser resgatado.
O ápice desta edição dos Cantos de Luz e Sombras é a abertura da ópera As Bodas de Fígaro, justamente a primeira colaboração de Mozart com o libretista italiano Lorenzo Da Ponte. A Série de Concertos da Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo é uma realização do Instituto Todos os Cantos com patrocínio da Lei Rouanet do Governo Federal, do Instituto Unimed Vitória e da Unimed Vitória.
Somos uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade promover atividades artísticas, culturais, educacionais, literárias, comunitárias.
2017 – 2023 @ Instituto Todos os Cantos