Acontece no dia 11 de novembro o concerto “Algazarra Coral: Vozes pela Paz”. Um espetáculo infanto juvenil estrelado por coristas, em sua maioria, moradores do Território do Bem que encontraram no canto uma maneira de expressar sua arte, talento e o desejo de unir esforços àquela comunidade que roga pela paz.
Desde sua criação em 2011 o Algazarra Coral ensaia tendo como base o Itararé, um dos bairros que compõem o Território do Bem, cuja população vem sofrendo com o conflito armado de facções criminosas pelo domínio da região. A violência pegou o capixaba de surpresa, os ônibus pararam de circular, as escolas suspenderam as aulas e até as igrejas cancelaram suas atividades. Evitando expor cantores e suas famílias a qualquer tipo de risco, foi preciso cancelar os ensaios o que ocasionou o adiamento do primeiro concerto do grupo neste ano.
Em 2020, o Algazarra teve seu nome mudado em homenagem ao maestro ítalo/brasileiro Martinho Lutero Galati, falecido num dos primeiros surtos da COVID19. Um músico que militou pela paz e pela liberdade no Brasil, na África, na Europa. Lutero foi um dos maiores incentivadores do Algazarra, levando o coro capixaba a se apresentar no Auditório do Ibirapuera e na Catedral da Sé. Em certa ocasião o maestro afirmou: “Um ser humano que canta em coro tem a alta probabilidade de ser um ser humano melhor”. Temos certeza também que o canto pode ajudar a pacificar as comunidades que o recebem.
O Algazarra Coral conta hoje com trinta integrantes entre seis e dezesseis anos de idade. Alguns coristas mais experientes formam um “madrigal” que vai apresentar obras mais avançadas como o impressionismo francês de Gabriel Fauré e o barroco inglês de Henry Purcell. Neste concerto haverá também a esperada estreia da obra “No Passo do Congo”, um arranjo do maestro Cezar Elbert escrito especialmente para o Algazarra a partir de toadas de congo da banda Amores da Lua, a mais antiga de Vitória, sediada no bairro Santa Martha.
O Algazarra Coral tem preparação vocal das cantoras Priscila Aquino e Sara Liquer, é acompanhado ao piano por Juca Magalhães e Bruna Leite na percussão. A direção musical e regência da maestra Alice Nascimento. O “Canto pela Paz” é uma realização do Instituto Todos os Cantos com recursos públicos do Governo do Espírito Santo viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria da Cultura, patrocínio da ES Gás e apoio da Igreja São Gonçalo.
SERVIÇO:
Quando: 11 de novembro de 2023
Horário: 19:30hs
Local: Igreja de São Gonçalo – R. Cosme Rolim, 56 – Centro, Vitória – ES.
Entrada Franca
Somos uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade promover atividades artísticas, culturais, educacionais, literárias, comunitárias.
2017 – 2023 @ Instituto Todos os Cantos