Mulheres na música: Clara Nunes

Clara Nunes é o nome artístico de Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, nascida em 12 de agosto de 1942, em Paraopeba, Minas Gerais. Foi uma compositora e cantora brasileira, reconhecida como uma das melhores e maiores intérpretes do País. A revista Rolling Stone considerou Clara Nunes como a nona maior voz brasileira e a quinquagésima primeira maior artista brasileira de todos os tempos.

Logo na infância começou a cantar no coro da igreja e seu talento chamou atenção fazendo com que ganhasse seu primeiro concurso de canto na cidade onde morava. Com o avanço da carreira musical, se mudou para Belo Horizonte. Na época cantava boleros e músicas românticas. Entretanto, o caminho para o sucesso se concretizou quando se mudou para o Rio de Janeiro. Na cidade carioca Clara teve contato com o mundo do samba. Os ritmos africanos fascinaram a mineira, que deixou o bolero de lado e passou a cantar samba.

Ao longo da carreira, Clara Nunes conquistou diversos prêmios musicais. Ela foi a primeira mulher que vendeu mais de 100 mil discos. Seu LP em 74 foi lançado com 400 mil cópias vendidas. Um número inédito para época.

Clara Nunes morreu aos 40 anos de idade por insuficiência cardíaca.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo