20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A escolha do dia 20 de novembro foi feita por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares neste mesmo dia no ano 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.

A população negra do Brasil foi escravizada entre 1536 e 1888, ano da libertação dos escravos via Lei Áurea. Entretanto, quando os escravos foram libertos a população negra permaneceu sem qualquer tipo de assistência. Muitos permaneceram nas fazendas onde eram cativos por não terem para onde ir, visto que a grande maioria dessa população era analfabeta e não sabia outro ofício além do trabalho das lavouras. Tempos depois, famílias de antigos escravizados foram morar nas regiões periféricas das cidades, lugares difíceis de erguer construções, e formaram o que seriam as primeiras favelas.

Com o passar do tempo, as comunidades negras intensificaram a luta por igualdade racial e inserção da população negra na sociedade, sem restrições de direitos. Por volta da década de 1970 ativistas ligados a um grupo de quilombolas situado no Rio Grande do Sul passaram a reivindicar a celebração do Dia da Consciência Negra no Brasil. Em 1978 surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que passou a promover uma série de ações para pensar a consciência negra e lutar contra o racismo no Brasil. Com o movimento, o Dia da Consciência Negra tornou-se uma data importante pela representatividade na luta da população negra.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pular para o conteúdo