No dia 23 de novembro a Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo – FEMES, com regência da maestra Alice Nascimento, traz ao público capixaba mais um concerto dentro da série “Cantos de Luz e Sombras”. Desta vez o palco será a Igreja do Carmo, no centro de Vitória.
O Quarteto de Cordas da FEMES abre a noite com o Concerto nº 4, “Sinfonia alla Rustica” de Antônio Vivaldi (1678-1741). Em seguida vem peças de música sacra: “Cari Musici” de Bianca Maria Meda (1665-1770) e “Nulla in mundo pax sincera”, também de Vivaldi, ambas com solo da soprano Meire Norma Bernardino. O Quarteto da Femes é formado pelas violinistas Kedma Jonhson e Suellen Peroni, a violista Claudine Abreu e a violoncelista Monalisa Toledo.
Após o quarteto de cordas, assume o palco O Quinteto de Sopros da FEMES formado por Gabriela Deps (flauta), Nathalia Maria (oboé), Ariana Mendonça (fagote), Ury Vieira (trompa) e Ludhmilla Bruzzi (clarinete). O grupo apresenta o Quinteto nº 1 em Si bemol, de Giovanni Maria Cambini (1746-1825).
A série “Concertos de Luz e Sombras” tem regência e direção musical de Alice Nascimento. É uma iniciativa da FEMES que promove inclusão cultural e resgata música de compositoras pouco conhecidas ou esquecidas, caso de Bianca Maria Meida, uma freira beneditina que viveu no convento de San Martino del Leano in Pavia, Itália, na vidada para o século dezoito.
A Igreja do Carmo, é patrimônio histórico da cidade de Vitória e apresenta acústica adequada para acolher o repertório deste concerto, como visto, formado por peças do período barroco italiano. Entre 1910 e 1913, a igreja recebeu uma nova decoração com influência do estilo gótico. Em 1984 sua fachada foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura.
Somos uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade promover atividades artísticas, culturais, educacionais, literárias, comunitárias.
2017 – 2023 @ Instituto Todos os Cantos