Composta por 30 mulheres, com regência de Alice Nascimento e organização de um comitê de gestão, a Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo – Femes começou em 2019 com o nome de Orquestra de Mulheres do Espírito Santo. Surgiu a partir de encontros entre as musicistas capixabas e o desejo de marcar presença e independência na música sinfônica, território tradicionalmente liderado por homens.
A ópera “A filha do regimento”, que teve produção proposta pela cantora Patrícia Ilus e foi integralmente dirigida e executada por mulheres, despertou as musicistas para a possibilidade de viabilizar um espaço de expressão musical que evocasse temáticas amplamente discutidas hoje em todo mundo como igualdade entre os gêneros e empoderamento feminino.
Um dos objetivos da FEMES é a valorização e inclusão das mulheres como atores e agentes fundamentais para a organização social, por isso buscam levar aos palcos o trabalho de compositoras, muitas das quais nunca alcançaram o grande público. A orquestra é composta por profissionais dos principais grupamentos da música sinfônica capixaba, além de musicistas independentes e estudantes de música.
Somos uma instituição sem fins lucrativos que tem por finalidade promover atividades artísticas, culturais, educacionais, literárias, comunitárias.
2017 – 2023 @ Instituto Todos os Cantos